sábado, 28 de junho de 2014

Unidos por um Eixo Sagrado

Se um culto é exclusivista quanto a divindades, o mesmo não permitirá ao adepto que esteja em liturgias onde outros panteões sejam honrados. Nestes casos, se o adepto honrar a outros Deuses diferentes do seu panteão, estará em desacordo com sua tradição.

Já para os que são integrados ao culto piaga, não há problema em estar com aqueles que honram Deuses diferentes do seu, pois há algo maior que nitidamente une a todos, independente do panteão cultuado.

Esse fator agregador é nosso eixo, a nossa base, é o culto aos ancestrais e a toda a Corrente da Terra, para quem pedimos licença antes de honrarmos os Deuses e espíritos de nossas linhas específicas.

Assim sendo, aquele que, por exemplo, cultua Deuses romanos, pode estar sem problemas, ao lado de um irmão que cultue Deuses egípcios, eslavos, gregos, havaianos, árabes, ou qualquer outro panteão, pois todos estes, no contexto piaga, unem-se e congregam juntos à Corrente da Terra, para somente depois honrarem suas Linhas da Corrente Colona.

O Culto Piaga não é sincrético, mas pode ser entendido como um sistema eclético, pois são nestes pequenos intervalos litúrgicos entre o culto da Terra e o Culto Colono onde todos se encontram no eixo que une e fortalece todos da comunidade piaga.


Nenhum comentário:

Postar um comentário