Politeísmo paraense: Baba Tayandó e o culto à Cabocla Erondina, encantada da Turquia. |
O Paganismo no Brasil é, certamente, diversificado. Temos um movimento neopagão repleto de tradições, culturas, rituais, sistemas e práticas desconhecidas por aqueles que acreditam na existência de um "neopaganismo homogêneo", ignorando a pluralidade cultural e religiosa dentro do próprio contexto pagão.
A extensão territorial do nosso país, os diferentes fluxos migratórios e o modo como ocorreu a colonização de cada região são fatores que influenciaram bastante nas formas como o paganismo pode ser encontrado na atualidade, em cada um desses lugares.
O paganismo nativo brasileiro sobreviveu e continua sobrevivendo, muitas vezes oculto, sob forma de um "cripto paganismo" por vezes praticado sob rótulos diferentes do tradicional "paganus" europeu.
Cultura Popular: Reisado da Boa Hora (PI) |
O paganismo nativo que sobreviveu no Brasil, sofrendo adaptações e transformações ao longo dos séculos, é um patrimônio constituído de um conjunto de inconstáveis tradições politeístas, culturas nativas que resistem até os dias atuais sob forma de mitos, tradições orais, danças, crenças, práticas xamânicas, grupos isolados e até na cultura popular.
Para perceber a rica herança do paganismo nativo de nossos ancestrais, é preciso treinar os olhos, os ouvidos, o tato, aguçar a sensibilidade e principalmente, despir-se de rótulos. Só assim é possível enxergar a essência pagã nativa brasileira, que se oculta e passa despercebida pela maioria dos neopagãos do país.
Representação do Mito do Cabeça de Cuia, entidade piaga |
Para alguns neopagãos brasileiros é até estranho ouvir a afirmação de que no Paganismo Piaga não se pratica "magia cerimonial", não temos círculo mágico, não temos "athames", "espadas"; alguns estranham ouvir que não somos uma tradição de "wicca".
Mais estranho para alguns é quando ouvem que não somos, necessariamente, uma vertente de bruxaria, mas simplesmente uma tradição pagã, centrada no culto politeísta às Correntes (da Terra e Colona), na ancestralidade sagrada da terra e na celebração da natureza.
Isso quer dizer que nem todo piaga é necessariamente, um bruxo. O que podemos afirmar é que todo piaga é um pagão. o Culto Piaga é essencialmente comunitário, com práticas coletivas bem definidas e com regras específicas.
Paje Zeneida Lima, no Marajó, com o Culto politeísta aos Caruanas Encantados. |
Fica então a dica de reflexão para que evitemos julgar e rotular as culturas e tradições que não conhecemos. Infelizmente ainda é comum ver neopagãos difundindo avaliações equivocadas e sem fundamento, sobre tradições que não conhecem.
Quando se olha de forma preconceituosa e se tece críticas a uma tradição pagã nativa, levando em conta parâmetros e conceituações eurocêntricas do que é "paganismo", se torna impossível contemplar as diferentes manifestações politeístas brasílicas, com suas ricas heranças espirituais e culturais.
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