terça-feira, 11 de agosto de 2015

Pombagiras, feiticeiras do amor

Poderosas feiticeiras, especialistas nas magias do amor, essas são características marcantes de um grupo de encantados classificados sob a denominação "Pombagiras". São mulheres que têm o domínio das amarrações, feitiços e filtros amorosos, sempre dispostas a dar conselhos aos que merecem sua ajuda.

É verdade que só em ouvir falar em "pomba gira" muita gente pode ficar assustada, pois associam esses espíritos a feiticeiras puramente dedicadas a destruir relacionamentos e prejudicar as pessoas. Mas na realidade não é bem assim que funciona, até porque os espíritos não são escravos dos seres humanos, não estão sempre à nossa disposição para executar nossas vontades egoístas. 

As pombagiras podem sim atuar conforme um direcionamento prejudicial ou benéfico, dependendo do médium ou feiticeiro que evoca sua presença. Nem todos possuem afinidade para trabalhar com essas encantadas. 

No Piaganismo, são classificadas na linha dos Encantados, como manifestações do poder feminino e da sensualidade. Elas conhecem como ninguém as angústias, frustrações e sonhos das mulheres. É mais comum que bruxas e médiuns mulheres tenham afinidade com as pombagiras, mas nada impede que homens também trabalhem com essas encantadas, desde que haja sintonia e que não seja algo "forçado".

Na magia, as pombagiras têm influência sobre a conquista, os mistérios da noite, a sedução, sexualidade e o dinheiro. São guardiãs das encruzilhadas, dos feitiços e feiticeiras do amor, dos cemitérios (calungas), dos amantes e das prostitutas. Podem ser evocadas para auxiliar no fortalecimento do aspecto sexual, para proteção de relacionamentos e para desmanchar feitiços.

Como oferendas, um bruxo piaga que trabalhe com essas encantadas pode oferecer cumbucas cheias com vinho espumante ou bebidas fortes, como o gim ou aguardente. Também recebem mel, licor (gostam de licor de anis), bijuterias e cumbucas com águas de cheiro.  Uma de suas oferendas mais tradicionais são as velas e rosas vermelhas, ofertadas sempre em número ímpar. Seus presentes podem ser entregues em jardins, na beira de estradas ou em encruzilhadas em forma de "T", pois são espécies de portais onde a energia dessas encantadas flui com mais facilidade. 

Devotos de pomba gira podem agradá-la usando roupas vermelhas, jóias e bons perfumes. Também podem usar fitas de cetim vermelho, anéis de rubi ou outro acessório consagrado a elas, mas a melhor forma de conectar-se a essas encantadas é evitando reprimir a própria sensualidade, evitando tornar-se alguém amargo. 

Exemplo de oferenda que pode ser dedicada às Pomba Giras




Nenhum comentário:

Postar um comentário