Liturgia

A Liturgia Piaga é o conjunto de ritos, práticas devocionais da tradição. Nossa liturgia possui formas particulares de estruturação/ padronização.

Dentro da Tradição Piaga, os ritos e cultos da Corrente Colona possuem caráter mais particular do que os ritos da Corrente da Terra. Antes de todos os cultos da Corrente Colona, são realizadas saudações aos guardiões da Corrente da Terra, como uma forma de "emprestar" o território para que divindades "de fora" possam se fazer presente sem desarmonia.

Dentro da liturgia, em um mesmo rito, não é recomendado saudar divindades com arquétipos opostos (Ex.: Deus da Vida x Deusa da Morte; Deusa do Fogo x Deus da Água), mas em ritos coletivos podem ocorrer saudações a divindades de panteões diferentes (saudações conduzidas por pessoas diferentes), o que categoriza o Culto Piaga como um sistema espiritual eclético e diplomático, mas não sincrético.


Como ocorrem os cultos a essas entidades e divindades?

No paganismo piaga há determinações que valem para todos os cultos, sejam a entidades de linhas da Corrente Colona ou da Corrente da Terra. Essas determinações são relativas a regras que devem ser seguidas pelos adeptos e entidades nos momentos de culto. Alguns desses preceitos são:

Altar Piaga
- A troca de energia entre homens e entidades nos cultos piagas é feita através de cânticos devocionais, oferendas e representações por parte dos homens. Por parte das entidades, as mesmas se fazem presentes para trazer cura, bênçãos e conhecimento.

- Não há incorporação direta durante os ritos piagas, o que pode acontecer é apenas manifestação de energia das entidades através de inspirações, conhecimentos revelados, aproximações e visões. Não ocorrem possessões. Os espíritos trabalham em sintonia e harmonia com os médiuns e sacerdotes, sem domínio sob o corpo dos mesmos.

Oferendas de frutas
- Não há sacrifício animal direto nos ritos piagas habituais, mas em casos específicos podem existir oferendas compostas por elementos de origem animal, como penas, ovos, mel e outros. Apenas em casos extremos, que comprometam a aldeia, podem ser oferecidos animais em sacrifício como elementos potencializadores, mas nesses casos, o animal serve de alimento em banquetes, nada é desperdiçado.

- As oferendas mais comuns são velas, frutas, pães, folhas e flores e coisas naturais, biodegradáveis. Em alguns casos, alimentos são oferecidos aos espíritos e divindades, sendo compartilhado ao final dos ritos, entre os presentes. Quando deixadas na mata, na praia, na montanha ou em outros locais da natureza, as ofertas devem ser entregues em recipientes biodegradáveis, como folhas de bananeira ou mamona, cumbucas de sapucaia, cabaças, etc.

Ritual Piaga de Purificação
- Os ritos podem ser realizados com intenções variadas, como por exemplo, cura, devoção, limpeza espiritual, fertilidade ou prosperidade, mas ritos com intenções de provocar malefícios ou amarrações vão contra a ética do caminho piaga, já que a principal meta dos adeptos é a evolução espiritual em harmonia com a natureza.

- A tradição pagã piaga se caracteriza pelo politeísmo e conexão com os ciclos da natureza, mas se diferencia de outras vertentes pagãs “importadas sem adaptação” pelo fato de nutrir uma conexão com as entidades espirituais nativas da terra. Os cultos “neopiagas” são divididos em dois grupos, ou correntes, denominadas: Corrente da Terra e Corrente Colona.


O Paganismo Piaga um encontro espiritual das heranças ancestrais nativas e estrangeiras

A liturgia da Tradição Piaga é caracterizada por oito celebrações principais ao longo do ano (Roda do Ano Piaga), com diversas outras celebrações secundárias, comunitárias ou domésticas. Nos ritos comunitários, sempre se tem a seguinte organização, como mostra a figura.


Ainda em relação aos ritos comunitários da aldeia, os cultores tem posicionamentos específicos que variam de acordo com a função que desempenham. Abaixo, um esquema que explica as diferentes formas de disposição dos adeptos, de acordo com o posicionamento circular ou linear do altar.

Nos ritos domésticos ou individuais, a saudação aos ancestrais e aos guardiões da terra deve preceder todo o resto da estrutura litúrgica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário