O Culto Piaga

O Paganismo Piaga é uma tradição politeísta e pagã, nascida no estado do Piauí. É um sistema religioso baseado nos princípios filosóficos, religiosos e culturais do paganismo, podendo ser definido como um culto da terra. No Paganismo Piaga os adeptos são denominados "Piagas", "Pagãos Piagas" ou simplesmente "Pagãos".
Ritual da Corrente Colona > Linha Romana.
O termo Piaga deriva do idioma Tupi (pagé, paîé, piaga) e é utlilizado como sinônimo das palavras curandeiro, feiticeiro, sacerdote, líder espiritual, propagador de fé. Segundo historiadores como Ludwig Schwennhagen, o termo Piauí significa, literalmente, Terra de Piagas. Os Piagas teriam sido o povo de culto solar que habitou a região norte/nordeste brasileira no período pre-cabralino.

O termo "Cultus" originou palavras como “cultura” e “cultivação” que significa “cuidar”, “nutrir”. Ou seja, o culto piaga é o cuidado e o carinho para com os Deuses. No caso do termo “piaga”, é uma especificação que revela a ligação do culto com o próprio Piauí, com as divindades nativas da terra em harmonia com as divindades “estrangeiras”.

O termo “Piaga” é interpretado como “propagador de religião”, “sacerdote curador”, “Pajé ou Xamã”. Nessa espiritualidade existem posturas culturais específicas difundidas entre os adeptos, mas não há um “livro sagrado” ou uma forma única de vivenciar a espiritualidade piaga. É um sistema religioso que abraça diversas práticas e tradições, onde seus adeptos estão de acordo com os seguintes pontos:

- Existem vários Deuses que refletem forças da própria Natureza;
- A Natureza é dotada de Sacralidade;
- Honrar os ancestrais é um dos pilares da fé piaga;
- Um adepto do culto piaga busca vivenciar a interpretatio, ou seja, busca interpretar divindades e práticas de outras tradições a partir do ponto de vista Piaga;
- Deuses, Homens, Ancestrais e Encantados fazem parte de um mesmo Cosmo e a relação entre os mesmos é algo natural;
- A magia é utilizada como mecanismo de conexão com as forças divinas;
- Os Deuses podem comunicar sua vontade;
- A diversidade deve ser preservada e respeitada;
- A Ancestralidade e a família devem ser valorizadas e respeitadas. pois é na família que se transmite a tradição;
- Ações individuais podem gerar consequências para toda a comunidade, pois enquanto irmãos, todos integram uma mesma teia;
- Homens e Mulheres devem coexistir de forma equilibrada, conscientes de suas sacralidades e importâncias na comunidade/aldeia;
- O zelo e a preservação das tradições pagãs são deveres de um piaga;
- A disciplina é uma característica fundamental para a jornada espiritual.

Outra característica do Culto Piaga é que ele é receptivo para englobar divindades de outras culturas, respeitando e convivendo pacificamente com outras crenças politeístas. Também possui um calendário bem organizado de celebrações, modelos de templos bem definidos, além de práticas e rituais que podem ser facilmente apreendidos.

Também oferece orientações morais (virtudes, virtus) para subsidiar uma boa convivência entre a comunidade. Os ritos e celebrações do Paganismo Piaga são sempre formas de integrar a comunidade. Nesse sistema, qualquer imposição de uma tradição sob a outra é desconstruída, de forma que diferentes cultos são postos lado a lado e unificados por um sistema que não é sincrético, mas sim eclético, essencialmente dinâmico e diversificado.


Cada adepto tem suas particularidades espirituais e sua ancestralidade respeitada, de forma que não há impedimentos para práticas de intercâmbio com cultores de outras tradições. Todos passam a fazer parte de uma tradição maior, unificada, integrada, diversificada, que é unida pelo que pode ser denominado de "Culto Piaga".

Há duas correntes específicas neste culto: "corrente da terra" e "corrente colona". A corrente da terra se divide em várias linhas de culto, onde são cultuados os espíritos e divindades da terra (relativo ao Brasil). Na corrente colona também há várias subdivisões de cultos "independentes", mas que possuem o diferencial de ter o culto piaga como agregado.

Todos os piagas honram os ancestrais da terra, independente dos ancestrais de sangue ou do panteão com o qual possui maior afinidade. Cada "piaga" pode ter foco em um culto específico dentro da corrente colona, mas também pode honrar os Deuses independente do panteão ou corrente. Apesar disso, cada culto tem seu momento dentro do calendário litúrgico.

A individualidade e a diversidade são unidas por um sistema que preza essencialmente pela harmonia coletiva entre pagãos dentro de uma mesma aldeia ou comunidade. Para direcionar os cultos e atividades de cada culto dentro da corrente colona, um "sacerdote" é designado para ser responsável pela liturgia pública do seu culto específico.
Ritual de Cura e Purificação utilizando as forças da Corrente da Terra

A diversidade de cultos dentro do paganismo piaga permite a identificação dos adeptos de múltiplas formas, por exemplo: pagãos piagas com foco no culto romano, pagãos piagas com foco no culto egípcio/ou kemético; pagãos piagas com foco no culto nórdico; ou simplesmente pagãos piagas, livres dentro do rico universo de possibilidades desse amplo sistema.

Os adeptos do paganismo piaga resgatam a ancestralidade da terra através de pesquisas sobre a própria história e também através de práticas que buscam a reconexão com a sacralidade individual e com a natureza. Além de Deuses estrangeiros, também são cultuados os Deuses e espíritos do Brasil, que eram celebrados pelas populações nativas.

Quanto aos rituais, consistem em momentos de conexão com Deuses específicos, com objetivo de agradecer, honrar ou fazer algum tipo de pedido. Os ritos piagas incluem orações, cantos, danças ou gestos e, por fim, as oferendas que são entregues aos Deuses.

Quem conduz o rito faz uma saudação aos "donos da terra" (ancestrais ou piagas) e aos Deuses honrados na ocasião. Cada divindade recebe uma oferenda específica, que pode ser desde alimentos até objetos confeccionados pelos adeptos. As ofertas são entregues sempre em ambientes da própria natureza, altares ou cumbucas domésticas. Não há sacrifícios de sangue ou despejo de objetos poluentes na natureza.

Assista ao documentário "O Despertar Piaga", para entender mais sobre o Paganismo Piaga

Nenhum comentário:

Postar um comentário