A Festa da Fertilidade é um momento de agradecer pela vida que se manifesta em nossa terra, por meio das férteis safras de frutas e abundante reprodução dos animais. É a última grande festividade piaga antes do início do semestre seco, por isso, é uma ocasião de aproveitar ao máximo as bênçãos da terra fértil.
Simbolismo
Essa festa é celebrada no fim da época chuvosa da região, marcando a colheita dos frutos e a fartura. É uma ocasião associada à fertilidade das plantas e dos animais, que se reproduzem e trazem abundância para a terra, permitindo a continuidade da vida.
Celebra-se essa ocasião com festa alegre para saudar as chuvas de maio. O espaço da celebração, quando feita em algum templo ou espaço reservado, pode ser decorado com cores quentes, associadas a energia ígnea que estimula a reprodução dos animais. Celebrar essa ocasião garante bênçãos para a continuidade dos ciclos, a colheita farta e a rentabilidade dos alimentos.
Celebrando
Mastro, velas vermelhas, símbolos fálicos, fitas (representam a união), incensos de frutas, troncos, coelhos, pássaros, penas, cestos de frutos, cornucópias, leite, mel e chifres são alguns símbolos dessa época.
Os alimentos indicados para consumo na festa são sucos de frutas da estação, bebidas à base de leite, mel, alimentos afrodisíacos, banana, maçã e salada de frutas.
Arquétipos Associados
[Linha dos Deuses Nativos] Rudá (O Deus do Amor)
[Linha dos Encantados] Kurupi (Encantado da mata ligado ao instinto sexual)
Corrente Colona:
[Linha Romana] Príapo e Pomona
[Linha Celta] Epona e Sheela-na-Gig
[Linha Nórdica] Freyr e Freya
[Linha Eslava] Yarilo
[Linha Egípcia] Nefertum
[Linha Africana] Exu, Oxum
Nenhum comentário:
Postar um comentário