quarta-feira, 7 de maio de 2014

Festa das Flores: Significado e Simbolismos


A Festa das Flores marca a celebração pelo início da época de florescimento e fecundação na natureza. As plantas nativas ficam verdes e floridas, com o cenário colorido e enfeitado por borboletas e pássaros.

Simbolismo
Essa festa é celebrada na época chuvosa da região, marcando a polinização das flores para posterior frutificação. Esse é um período para pedir por fartura e bênçãos para os pomares e plantações. É uma festa onde celebra-se a beleza da vida e o despertar das cores da natureza.


É quando o manto das divindades primaveris cobrem nossa terra com beleza e cores, trazendo alegria para animais e plantas. Nessa ocasião as coisas se tornam mais atraentes, é um período de se preparar para a polinização, para a chegada de bênçãos de alegria e fertilidade. É um momento para estar aberto ao novo e as oportunidades.
Celebra-se essa ocasião com festa alegre, decorada com flores e muitas cores, representando o reflexo da beleza que os Deuses trazem para a terra. Celebrar essa ocasião garante que nossos campos e nossas vidas estejam abertos ao florescimento e a fertilização.


Celebrando
Essa é a época propícia para mudanças positivas, transformações no visual ou reformas nas habitações, tudo para aproveitar a energia da natureza, que se transforma e se embeleza para ser polinizada.

Os ritos dessa época são voltados para beleza, transformação, sedução, fertilidade, amor, jovialidade, espiritualidade, paz e fartura.

As cores associadas ao festival são o rosa (amor e sedução) e o lilás (espiritualidade) e o amarelo (iluminação). Práticas devocionais propícias para a celebração da Festa das Flores é a entrega de oferendas nas matas, dedicadas a divindades da primavera, da fertilidade e do amor. Velas rosas, jóias, incensos, ovos, coroas de flores e perfumes são símbolos dessa época.

Os alimentos indicados para consumo na festa são sucos e chás de flores, banana, abóbora, maçã, doces, tortas, saladas e comidas doces em geral. Os pratos costumam ser coloridos, representando as cores da primavera.


Arquétipos Associados
Muitas divindades ligadas à Fertilidade e Primavera são honradas nesse período, como Cordélia, Dodola e Nefertum. Abaixo, veja algumas divindades associadas à Festa das Flores.

Corrente da Terra:
[Linha dos Deuses Nativos] Mutin (O Deus da Primavera)
[Linha dos Encantados] Naiá (Vitória-Régia)

Corrente Colona:
[Linha Romana] Flora
[Linha Celta] Cordélia
[Linha Nórdica] Ostara
[Linha Eslava] Vesna
[Linha Egípcia] Nefertum
[Linha Africana] Oxumaré

Nenhum comentário:

Postar um comentário