Rudá é um Deus do panteão tupi, regente do amor. No Paganismo Piaga, Rudá faz parte da Linha dos Deuses Nativos -> Corrente Colona. Ele é celebrado especialmente na época da Festa da Fertilidade, quando se fazem pedidos relacionados ao amor, fartura e reprodução.
Segundo o mito, Rudá vive nas nuvens e tem a missão de despertar o amor no coração das mulheres e dos homens. Também é chamado de Perudá e foi descrito (por Couto de Magalhães) como um guerreiro branco, belo e gentil.
Cabe a Rudá promover a perpetuação de todas os seres vivos. Com a ajuda de Cairé (a Lua Cheia) e Catiti (a Lua Nova) ele provoca saudades nos amantes que se afastaram de seus amores, fazendo os mesmos retornarem para casa.
Segundo o mito, Rudá também é auxiliado por uma serpente mágica, que reconhece as moças virgens das tribos e devora as que perderam a virgindade. Esse mito reforça a importância da virgindade antes do casamento, isso para algumas tribos nativas, pois é algo que não é adotado na tradição piaga.
De acordo com o mito de Rudá contato por Couto de Magalhães, o Deus do Amor foi criado por Guaraci (O Sol), pois quando a luz solar tocava em Jaci (A Lua), tudo se iluminava demasiadamente e desaparecia. “No começo havia a escuridão. Então nasceu o sol, Guaraci. Um dia ele ficou cansado e precisou dormir. Rudá então foi criado para ser mensageiro do amor dos Deuses, pois ele não conhecia luz ou escuridão.
Dia ou noite, Rudá podia dizer à lua o quanto o sol era apaixonado por ela. Guaraci criou também muitas estrelas, seus irmãos, para que fizessem companhia a Jaci.
A Rudá eram dirigidos apelos de virgens e guerreiros, que pediam por proteção e boa sorte em suas pretensões amorosas. As cunhãs (moças), quando sofriam por saudade dos amados, oravam a Rudá, erguendo os braços (em direção ao local onde achavam que os parceiros estavam) e imploravam.
TUPI
|
PORTUGUÊS
|
"Rudá, Rudá,
Iuaká pinaié
Amãna reçaiçu
Iuaká pinaié
Aiuté Cunhã
Puxiuéra oikó
Ne mumamára ce recé
Quahá caarúca pupé"
|
" Óh Rudá,
tu que estás nos céus
e que amas as chuvas
Tu que estás no céus
faz com que ele, por mais mulheres que tenha,
as ache todas feias;
Faz com que ele se lembre de mim esta tarde
quando o Sol se ausentar no ocidente"
|
Rudá aceita como oferendas: penas de pombo, símbolos fálicos, pedras pintadas com símbolos de fertilidade e amor, pitanga, sementes de pau-brasil e grãos em geral. As oferendas podem ser deixadas em matas ou montanhas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário