sexta-feira, 31 de outubro de 2014

A Mediunidade no Culto Piaga



Trabalhar com a mediunidade e estabelecer contato com os planos espirituais sempre foi algo recorrente em diversas culturas, pagãs ou não. A título de exemplo, podemos citar aqui as práticas xamânicas onde os pajés recebiam revelações do mundo espiritual; também temos o caso das pitonisas da Grécia Antiga, que em estado de transe recebiam mensagens do Deus Apolo. Além desses, há muitos outros exemplos de povos politeístas que, de diversas maneiras, estabeleciam contato com o mundo dos Deuses e Espíritos.

No contexto neopagão atual pouco se ouve falar em mediunidade, o que faz com que muitos médiuns inseridos nesse contexto recorram a fontes não-pagãs para tirar suas dúvidas. Em alguns casos é possível perceber até mesmo a migração de adeptos para outros grupos espirituais que lhe ofereçam respostas mais consistentes quanto à mediunidade. 

Definindo Mediunidade

Médiuns estabelecem canais de comunicação
com os planos além do físico
No contexto piaga, a mediunidade é admitida e trabalhada de acordo com as afinidades de cada adepto e com o nível de estudo e prática de cada um.

De fato, a forma como se trabalha a mediunidade no contexto piaga é bem diferente de como ocorre em outras tradições, a exemplo da umbanda ou candomblé,

Entendemos que existem vários tipos de mediunidade e que todas essas formas podem ser fortalecidas e trabalhadas, tanto no contexto individual como nos cultos coletivos.

Definimos como mediunidade a capacidade de estabelecer conexão com os planos além do físico. Sendo assim, todos possuem, em maior ou menor grau, algum tipo de mediunidade que pode ser trabalhada.

Tipos de Mediunidade

Rito piaga de purificação conduzido com ajuda da irradiação
As conexões com os planos além do físico podem ser estabelecidas pelo médium por meio de percepções visuais, auditivas, olfativas, táteis ou intuitivas.

Há médiuns que conseguem ouvir, outros conseguem apenas sentir, outros conseguem ver nitidamente formas dos planos espirituais.

Essas diferentes formas de mediunidade são encaradas com muita naturalidade no contexto piaga e podem auxiliar o adepto e todo o seu grupo durante a realização de rituais e práticas mágicas.

Através da sua percepção extra-sensorial o médium poderá detectar que tipo de energia estão presentes no ambiente, com isso poderá saber que medidas tomar, caso detecte alguma vibração nociva.

Quando tratamos de conexões estabelecidas entre espíritos, divindades e médiuns, podemos categorizar três tipos de relações mediúnicas, como bem demonstra a ilustração abaixo. No caso do paganismo piaga, trabalhamos nos ritos coletivos apenas com a mediunidade Consciente e Semi-consciente, onde o médium não perde consciência de seus atos.

Três formas como as entidades espirituais podem agir em conjunto com o médium

Trabalhando com a Irradiação

Outra forma com a qual o médium piaga pode auxiliar seu grupo é através de práticas guiadas por Irradiação espiritual. Através da abertura de canais entre o médium e o plano espiritual, os espíritos ou divindades podem transmitir mensagens e conduzir ações utilizando o médium como intermediário.

Na imagem, o médium recebe mensagens de entidade espiritual
A irradiação intuitiva é uma modalidade pouco praticada entre a maioria dos médiuns, pois para desenvolvê-la é necessário estar sintonizado com as esferas astrais. 

Essa conexão por meio da irradiação intuitiva pode ser dificultada tanto pelo estado mental do médium como pelo astral do ambiente, que se encontra geralmente poluído, agressivo, repleto de pensamentos mesquinhos e infelizes, o que acaba gerando bloqueios que impedem contatos mais sutis com as esferas espirituais.

Ilustração mostrando como ocorre um trabalho de cura
com médium sob influência da irradiação
Quando o médium piaga se prepara para fortalecer essa prática, essa se torna a ferramenta mais fácil de comunicação entre encarnados e entidades espirituais e divindades. 

Um médium piaga irradiado sob a influência de determinado espírito ou divindade pode canalizar mensagens do plano astral, promover curas e limpezas energéticas com mais eficácia, além de permitir uma maior aproximação entre os adeptos e as forças cultuadas dentro do culto piaga. 

A diferença entre a irradiação e a incorporação é que, na primeira, o médium permanece consciente de todas as suas ações, sendo que o espírito não possui o domínio do corpo do  médium, apenas pode influenciá-lo e auxiliá-lo na condução de ações específicas, como curas espirituais e práticas rituais do tipo.


Como funciona a Irradiação?

Celebração da Festa das Flores
e conexão com Flora (Março/2014)
Durante a irradiação o médium possui total controle sobre seu corpo e, apesar de estar em estado de transe, se mantem consciente de todos os seus atos. O que acontece é que seu corpo passa a funcionar como um instrumento para que as forças espirituais transmitam suas mensagens e possam atuar no plano físico. 

A irradiação intuitiva ocorre a partir da concentração do médium, que após entrar em sintonia com o plano astral, recebe ondas mentais vindas do espírito ou entidade que deseja se comunicar. Esse fluxo energético que possibilita a transmissão de mensagens e ações só ocorre quando há sintonia entre o médium e a entidade, ou seja, quando há o "casamento vibracional". É um fluxo energético conduzido por meio de impulsos nervosos até o cérebro do médium decodificá-lo.

Celebração da Festa da Carnaúba e conexão
com a Senhora da Carnaúba (Outubro/ 2014)
A sensação que o médium têm é de receber uma "chuva de ideias". A intensidade dessa "chuva" pode ser variada, pois como se trata de uma corrente mental, podem ocorrer bloqueios, desvios e interferências.

Diferente da incorporação, o médium durante a irradiação não perde sua sensibilidade ou consciência. Não há ligações com as regiões sensoriais e motoras, podendo ver e ouvir tudo que o rodeia. 

Quando irradiado, o médium piaga só recebe ideias, ciente de que não são suas. São informações recebidas do plano astral e transmitidas para o médium, que as repassa através de suas próprias palavras.

A entidade espiritual também pode transmitir impulsos ou inspirações para que o médium execute ações, manifestando a influência da entidade por meio de composições musicais, danças e outros gestos de magia, executados como forma de direcionar energias.

Fortalecendo a Mediunidade Intuitiva

Para que a mediunidade intuitiva possa ser desenvolvida é preciso que nos eduquemos espiritualmente, nos voltando mais para as coisas do espírito, evitando pensamentos e ações negativas. Essa modalidade de comunicação com o plano astral requer prática e foco para que os canais mediúnicos sejam refinados.


É importante ressaltar que um médium intuitivo não é médium de incorporação, pois a entidade espiritual não toma posse de seu corpo, apenas envia mensagens e estímulos para que o médium possa transmitir ao plano físico.


A importância da Irradiação no Culto Piaga

A figura mostra entidade exercendo controle sobre o corpo
do médium.
A prática da comunicação com o plano astral por meio da irradiação é algo que deve ser estimulado e fortalecido entre os membros de um grupo de paganismo piaga, pois é através dessas práticas que antigas divindades e espíritos da terra, que tiveram suas histórias apagadas pelo tempo, podem restabelecer contato com o nosso plano para contar suas histórias, compartilhando experiências importantes para nossa evolução e contribuindo para promover cura e bem estar.


Dentro de um grupo podem ocorrer muitos trabalhos espirituais guiados por irradiação. São recomendáveis, para os iniciantes, trabalhos mais leves, desenvolvidos após um período de sintonização entre o médium e a entidade a ter sua energia irradiada. Geralmente essa sintonia ocorre espontaneamente, de forma natural, sendo que a aproximação da "entidade" podendo ser sentida pelo médium. Quando um espírito ou divindade deseja estabelecer contato, o médium sente sua energia e, se estiver com os "canais abertos" terá facilidade em decodificar as mensagens recebidas.

As figuras 01 e 02 retratam formas de mediunidade mais
frequentemente trabalhadas no contexto do Paganismo Piaga.
A atuação mostrada na figura 03 requer mais preparo por parte do médium.

Para um grupo piaga defende-se o treinamento para que seja dada prioridade a atuação mediúnica consciente ou semi-consciente, evitando o transe inconsciente (incorporação). Os espíritos ou divindades trabalhados, tanto nas linhas da Corrente da Terra como nas linhas da Corrente Colona são conscientes de que não tem permissão para controlar totalmente a mente ou o corpo do médium piaga, sem o consentimento do mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário