Dois reinos espirituais próximos |
Duas linhas espirituais cultuadas no Paganismo Piaga acabam causando certa confusão entre os que iniciam o contato com esse sistema, pois não existe uma clara diferença entre os seres espirituais que são englobados por cada uma dessas linhas.
Na Corrente da Terra, temos a Linha das Almas e a Linha dos Encantados, justamente as linhas que confundem alguns adeptos, que não conseguem distinguir bem quem são os Encantados e quem são as Almas.
Pretos-velhos/ Linha das Almas |
No caso dos preto-velhos, que passaram por processo de morte, eles são englobados na Linha das Almas. No caso dos Léguas e de alguns Boiadeiros, são espíritos que se encantaram, por isso são englobados na Linha dos Encantados.
No caso de caboclos de penas, apesar de alguns serem almas e outros serem encantados, são todos englobados em uma linha própria, a Linha do Culto Índio.
Para facilitar a compreensão, disponibilizo abaixo uma tabela contendo características relevantes para a classificação dos espíritos em cada uma dessas duas Linhas.
LINHA DAS ALMAS
|
LINHA DOS ENCANTADOS
|
01- São espíritos de humanos.
02- Passaram pelo processo de morte.
03- Podem se manifestar através do médium, por irradiação.
04- Dependem do médium para agir em nosso plano.
05- Habitam diferentes partes do Reino das Almas,
para onde vão os humanos após a morte.
06- Não podem raptar os humanos para o Reino das
Almas.
07- Só podem se materializar com a forma humana,
utilizando energia dos vivos.
|
01- Podem ou não ter sido humanos.
02- Se encantaram.
03- Só se manifestam através do médium quando se
trata de encantados que já foram humanos.
04- Não dependem do médium para agir em nosso
plano.
05- Habitam o Reino do Encante, um espaço
tridimensional entre o nosso mundo e o mundo das almas.
06- Podem raptar humanos para o Reino do Encante.
07- Possuem poderes mágicos e podem se manifestar
sob formas de plantas, bichos, etc.
|
Há ainda entidades que não se enquadram em nenhuma dessas duas categorias, podendo ser englobadas em uma Linha Intermediária.
Encantados da Noite |
No caso de espíritos que, na umbanda, são classificados como "pomba-giras", "malandros" e "exus", aqui eles podem ser categorizados como pertencentes a uma dessas duas linhas, dependendo das características peculiares de cada um, já que devido a grande diversidade desses espíritos, não podemos fazer aqui uma generalização.
Estes misteriosos espíritos seriam encantados da noite, pois habitam entre nós, realmente muito próximos. Não habitam no mundo das almas, pois ficaram por aqui, vagando e guardando determinados espaços, onde continuam atuando com magia, por isso estão mais próximos do Reino dos Encantados que do Reino das Almas.
Apenas ao longo da prática e das celebrações piagas é possível ter uma aproximação e familiaridade melhor com cada uma dessas linhas, ao ponto de reconhecer e categorizar com mais facilidade os espíritos que compõem cada uma.
Apesar de serem reconhecidas e admitidas várias linhas dentro da concepção piaga, é importante lembrar que os princípios deste culto específico diferenciam a forma como se dão as relações entre adepto x espírito. Ou seja, se nas religiões afro-brasileiras se trabalha com eles de um modo, aqui trabalhamos de outra forma, uma relação muito mais diplomática do que propriamente "devocional", entendida melhor quando se vivencia o contexto do culto piaga.
Nenhum comentário:
Postar um comentário