quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Festa da Carnaúba: Significados e Simbolismos

Registro da Celebração da Carnaúba
No "outono piauiense" as plantas ficam secas e as folhas das árvores começam a cair ao chão. O período de domínio da paisagem árida com árvores caducifolias começa por volta de 21 ou 22 Setembro e acaba dia 21 ou 22 de Dezembro, durando 3 meses. 

A paisagem começa a mudar e fica cada vez mais seca nas regiões de caatinga, com poucas árvores que continuam verdes, como a carnaúba, a algaroba e o cajueiro. 

Árvores caducifólias como o angico e o pau-ferro perdem as folhas e ajudam a pintar a paisagem com o cinza dos troncos desnudos.

Na mata de cocais, as palmeiras de buriti, carnaúba, tucum, babaçu e macaúba permanecem verdes, resistindo ao sol escaldante e ao vento seco que se torna mais intenso. As frutas típicas dessa estação são a manga e o caju. 

Carnaubal
É uma época em que é necessário abrir mão de coisas superficiais e ter foco no que é realmente importante, para que se possa sobreviver a fase de seca e voltar a ter toda a exuberância com o retorno das chuvas, em dezembro. 

Nesse período devemos refletir sobre "as folhas" que caem de nossas "arvores". É um momento de abandonar as antigas "folhas", já amareladas e secas. 

Registro da Celebração da Festa da Carnaúba 2014
Só depois que nos livrarmos das folhas secas é que as novas folhas poderão brotar, fortes, brilhantes e belas, trazendo um novo sopro de vida. 

As folhas secas que caem das árvores simbolizam aquilo que deve cair das nossas vidas. Energias estagnadas, crenças e hábitos que não contribuem para nossa evolução espiritual, etc. 

No paganismo piaga este festival homenageia o espírito da “Árvore da Vida” entre os nativos, ou seja, a Carnaúba. 

Em setembro, durante a Festa da Carnaúba, o espírito dessa árvore de vitalidade é honrado, com danças, alimentos e confraternizações. 

Monumento da Carnaúba Sagrada, na Vila Pagã (PI)
No Terreiro Sagrado dos Pau Branco, na aldeia Lagoa do Tapebas II (Capuan / Caucaia-Ce), bem como em outras localidades da região, a tradição indígena de celebrar a Carnaúba ainda resiste, através dos festejos da Carnaúba no final de setembro e início de outubro.

As cores do festival são o verde escuro e o marrom. Os alimentos recomendados são farofas, cocadas, doces, coco, beiju, cuscuz e frutas da estação. O espírito de Carnaúba, bem como toda a Corrente Piaga é honrada nessa festa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário