quarta-feira, 1 de junho de 2022

Os peraltas Caboclinhos d'Água

 Esses seres são retratados como “duendes aquáticos”, elementais das águas descritos por ribeirinhos do Rio Longá, um dos grandes afluentes do Rio Parnaíba, no Piauí. Os caboclinhos d’Água são numerosos e vivem concentrados em bandos, especificamente nos rochedos da Serra do Canto do Inferno, às margens do rio, à altura do município de Buriti dos Lopes, norte do Piauí.

Ilustração retratando os Caboclinhos d'Água
da mitologia piaga. (Arte: Rafael Nolêto).

Segundo os relatos, eles são muito curiosos e peraltas. São baixinhos, de cabeça avantajada, com dedos das mãos e dos pés ligados por membranas, como os pés de patos.

São mergulhadores de grande fôlego, muito brincalhões. Alguns acreditam que os Caboclinhos d’Água tenham relação com o Cabeça-de-Cuia, mas estes seres nunca tiveram existência humana como Crispim, pois já nasceram encantados.

Também não há nenhuma referência à necessidade de devorar “Marias”, como na lenda do Cabeça-de-Cuia. Eles são duendes das águas, muito amigáveis.

Suas peraltices são sempre com intuito de proteger seus domínios e, por isso, costumam atazanar os pescadores na época de desova dos peixes, contando com a ajuda de piranhas para rasgar redes de engancho prejudiciais aos peixes. Como oferendas, aceitam frutas e doces. Suas cores são o azul, rosa e o amarelo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário