Para quem não conhece ou para quem conhece superficialmente o Piaganismo, podem surgir dúvidas relativas à algumas questões fundamentais para compreensão de um sistema religioso. Das dúvidas comuns, são listadas as cinco abaixo, com seus respectivos esclarecimentos:
1) Qual a relação entre Piaganismo e Bruxaria?
2) No Piaganismo se cultua apenas o panteão nativo brasileiro?
3) Num mesmo ritual podem ser trabalhados diferentes panteões?
4) Mesmo trabalhando com tantos panteões, não há choque de Egrégoras?
5) Um bruxo piaga pode praticar outros sistemas de magia?
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1) Qual a relação entre Piaganismo e Bruxaria?
O Piaganismo em si é, essencialmente, uma tradição pagã. Nem toda tradição pagã pode ser rotulada como "Tradição de Bruxaria". O paganismo piaga resume-se basicamente ao culto aos Deuses e Espíritos da Corrente da Terra e da Corrente Colona, além da celebração dos festivais anuais. O adepto que apenas honra essas entidades e Deuses apenas durante os ritos e liturgias tradicionais do culto, sem uma manipulação mais íntima e individual da magia, é apenas pagão.
No caso de adeptos que aprofundam seus estudos em práticas de magia, atribui-se a definição de "bruxo" ou "bruxa". Sendo assim, nem todo piaga é necessariamente um bruxo, mas é possível ser piaga e bruxo sem o menor problema.
Um bruxo piaga é aquele que, além de vivenciar as liturgias tradicionais do culto, aprofunda seus estudos sobre a magia da terra, manipulando as ervas nativas, pedras, símbolos e outros elementos cujas energias são manipuladas além da liturgia coletiva.
2) No Piaganismo se cultua apenas o panteão nativo brasileiro?
Não. Existem duas correntes de culto que são trabalhadas no Paganismo Piaga. Uma, é a Corrente da Terra, enquanto outra é a Corrente Colona.
Na Corrente da Terra são cultuados apenas espíritos e divindades de panteões nacionais, ou que foram integradas aos cultos nativos. No total são cinco linhas de culto dentro da Corrente da Terra. Já na Corrente Colona, podem ser trabalhadas até quinze linhas de culto, ou seja, quinze panteões. A Corrente Colona é o conjunto de panteões estrangeiros trabalhados dentro do culto piaga.
3) Num mesmo ritual podem ser trabalhados diferentes panteões?
Num mesmo ritual, podem ser trabalhadas todas as linhas da Corrente da Terra e da Corrente Colona, desde que haja pessoas para direcionar cada uma dessas linhas.
Em todos os ritos existem os "condutores de linhas", ou seja, pessoas responsáveis por conduzir e direcionar a energia de cada linha. Por exemplo, num rito da Festa do Sol celebrado por determinada aldeia, existem 5 membros. Neste caso, apenas 5 linhas da corrente colona poderão ser trabalhadas no rito, pois cada membro só pode fazer o direcionamento de uma linha dessa corrente. Em ritos individuais não devem ser trabalhados panteões diferentes, apenas em ritos coletivos.
4) Mesmo trabalhando com tantos panteões, não há choque de Egrégoras?
Quanto à questão do choque de egrégoras, isso não ocorre porque os condutores não podem trabalhar divindades ou entidades com energias opostas dentro de um mesmo rito. Por exemplo, ainda tendo como modelo a Festa do Sol, se os 5 membros da aldeia decidem trabalhar com 5 panteões diferentes, cada um escolhe apenas uma divindade, sendo que essa divindade tem que estar associada ao arquétipo solar, celebrado durante o rito. Ou seja, tudo funciona como uma convergência de energias que, apesar de diferentes origens, possuem afinidades e se unem, conduzidas ao redor de um eixo em comum.
5) Um bruxo piaga pode praticar outros sistemas de magia?
Em toda aldeia piaga, algo que se preza é pela coerência, por isso é lembrado aos membros que nosso culto é centrado na natureza e nas relações naturais e harmônicas entre homens e divindades.
Os membros de uma aldeia piaga podem trabalhar com diversos sistemas de magia, desde que estes não entrem em choque com as regras ou com a egrégora de seu grupo. Por exemplo, não é possível ser wiccan e piaga ao mesmo tempo, mas é possível que um wiccan pratique a magia piaga sem problemas, assim como é possível que um piaga utilize conhecimentos da magia utilizada na wicca. Não é possível ser cristão e piaga ao mesmo tempo, mas é possível que, com as devidas adequações, um piaga utilize práticas mágicas comuns em tradições cristãs, como ladainhas e benzeduras; nesse caso, quando se utiliza benzeduras, troca-se nomes de santos por divindades, aproveitando apenas o sistema, ou trabalha-se os "santos" apenas enquanto espíritos, não enquanto figuras centrais de culto, retirando-os assim do contexto religioso.
Dentro da bruxaria piaga, todas as divindades e entidades trabalhadas seguem uma linha evolutiva, ou seja, podem ser trabalhadas dentro de diferentes cultos e sistemas de magia.
Por essa razão, alguns sistemas de magia são incompatíveis com a bruxaria piaga, já que nem todas as entidades trabalhadas seguem um ciclo evolutivo.
Estudar e ter uma experiência com uma prática de determinado sistema é diferente de se tornar adepto desse sistema. Sob essa perspectiva, um bruxo piaga pode experimentar diferentes práticas de diferentes sistemas, desde que não saia do eixo, ou seja, desde que não contradiga os princípios da tradição piaga.
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