quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

O que é Piaga?

O termo "Piaga" significa pajé, propagador de fé, sacerdote curador, nativo do Piauí.
Os Piagas foram antigos povos que viveram no nordeste do Brasil, na região onde atualmente está localizado o Estado do Piauí. 
Segundo alguns pesquisadores*, os Piagas eram um povo panteísta, com divindades que refletiam aspectos da natureza e com um culto solar bastante difundido na região. 
Arqueólogos encontraram vestígios de sua passagem, através de milhares de pinturas rupestres espalhadas pelo Piauí. Acredita-se que a partir do termo Piaga teria surgido também o nome do Estado do Piauí, que significaria "Terra de Piagas".
Uma das mais expressivas figuras encontradas nas representações rupestres piauienses é o "Piaga Alado" (pajé alado), cultuado atualmente pelos membros do Piaganismo, que o consideram uma divindade guardiã da sabedoria mágica ancestral.


* Ludwig Schwennhagen foi autor do livro "Antiga História do Brasil", que fala sobre os antigos povos piagas, que viveram no Piauí antes da colonização portuguesa. Pesquisadores modernos, como o geólogo Reinaldo Coutinho, também reforça a hipótese de que os antigos povos piagas possuíam um culto panteísta, de aspecto solar.

Um comentário:

  1. Há um engano no nome Piauí. O significado é RIO DO PIAU. Não tem nada a ver com piaga. Os rios, em tupi, terminam sempre em Í ou Ú. E quase sempre se referem aos animais abundantes em suas águas ou em seu redor. Às vezes, referem-se, ainda, a flora ao redor. Assim, temos TATUÍ (rio do Tatu), JACAREÍ (rio do Jacaré), Jaguari (rio da Onça)... Pajeú (rio do Pajé), Cunhaú (rio das Moças), Muriú (rio dos Mosquitos)... Ivaí (rio das árvores ou das frutas)...

    ResponderExcluir