quarta-feira, 1 de junho de 2022

O que são Diabretes?

Diabrete Bundeiro,
descrito na mitologia piaga.

Considerados espíritos travessos ou de má índole, os Diabretes são criaturas geralmente de origem não humana, mas também podem ter surgido a partir de humanos amaldiçoados e transformados em bestas.

Podem se manifestar de diferentes maneiras, desde sinais sonoros até formas de visagens ou criaturas com aspectos bestiais.

Os diabretes também podem ser evocados por feiticeiros piagas, com o intuito de efetivar ataques mágicos contra desafetos ou até mesmo auxiliar em tarefas domésticas. A Mãozinha Preta, por exemplo, é um tipo de diabrete que pode perturbar ou pode ajudar, dependendo da relação que se estabelece com a mesma.

Quando avaliamos o padrão de comportamento dos diabretes, encontramos traços semelhantes aos descritos em algumas histórias de fadas e elementais, mas também encontramos traços que os tornam semelhantes a entidades demoníacas. No piaganismo, os consideramos uma categoria própria de espíritos.

Alguns dos diabretes descritos na mitologia piaga são: o Fura-pés, a Mãozinha Preta, a Perna Cabeluda, os Galináceos da Apertada Hora, o Pinto Pelado, o Bundeiro e o Morou.

Pé de Pato, diabrete que surge sempre
no período carnavalesco, descrito
na mitologia piaga.



Nenhum comentário:

Postar um comentário