sábado, 5 de abril de 2014

Yarilo (Яріло)


Yarilo (Erilo ou Jarilo) é um Deus de origem eslava, cultuado também dentro das práticas do paganismo piaga, na Corrente Colona > Linha Eslava, especialmente nas festividades do semestre úmido, de Dezembro a Maio. Yarilo rege a fertilidade e o sexo. É representado geralmente ao lado de cavalos, como um jovem belo, montado num cavalo branco ou representado como um centauro. Em algumas representações Yarilo é mostrado coroado com flores, carregando um ramo de trigo na mão direita (representando a Vida e a Fertilidade) e um crânio humano na mão esquerda (representando a superação sobre a morte).

Em antigas aldeias eslavas era tradição honrá-lo na época da primavera, quando uma das virgens da aldeia era coroada como "rainha de Yarilo". Essa prática garantia uma boa germinação e colheita para as sementes que se plantavam na época.

Assim como podemos perceber em outras mitologias, Yarilo assume o papel de "divindade aprisionada" no submundo, que retorna à Terra trazendo suas bênçãos de fertilidade. Segundo a mitologia eslava, Yarilo seria o filho perdido do Deus dos raios e da guerra, Perun. Seria o décimo filho, que teria nascido na noite da mudança de ano e roubado por Veles, arqui-inimigo do deus. Veles teria criado Yarilo no Mundo Inferior, que teria ficado coberto de vegetação enquanto o deus esteve por lá. Mas Yarilo tornou-se um belo jovem, protetor da agricultura, da fertilidade da terra e símbolo da primavera.

Dentre suas muitas características, Yarilo também é muitas vezes retratado como um deus lascivo e infiel, sendo considerado um Deus da paixão e do sexo, por conta do relacionamento que teve com sua esposa-irmã Morana.

Em seu casamento com Morana, ele a traiu e acabou esquartejado (não se sabe se foi por Perun ou por um de seus irmãos). Depois da traição de Yarilo, Morana tornou-se um deusa fria e mortal, por isso é associada ao inverno. As letras das músicas dos rituais dedicados a Yarilo na primavera contavam que o deus estava retornando de uma terra distante através do oceano para trazer a primavera e abençoar as plantações. Com a dominação cristã nos países eslavos a figura de Yarilo passou a ser associada a São Jorge, por seu aspecto de guerreiro montado num cavalo.

Nas práticas devocionais piagas Yarilo recebe como oferendas coroas de flores, imagens de cavalos, ferraduras, bonecas representando "Rainhas Primaveris", símbolos fálicos, ramos de trigo e sementes comestíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário