segunda-feira, 7 de março de 2016

Bruxaria Piaga


No contexto piaga, a prática da bruxaria nada mais é que a manipulação da energia da natureza, em favor de alguma causa ou objetivo. Quem tem o domínio sobre as fórmulas e métodos dessa manipulação, é considerado "bruxo" ou "bruxa".


Um piaga é, necessariamente, um pagão. Mas não é, obrigatoriamente, um bruxo. Para ser bruxo e piaga, deve aprofundar-se nos conhecimentos que envolvem a "herança sagrada ancestral", ou seja, basicamente o conhecimento das ervas mágicas do lugar, das pedras, dos símbolos e dos mitos. O bruxo piaga é aquele que busca conhecer e aperfeiçoar sua capacidade de manipulação dessas energias.

Cada povo desenvolve suas formas de magia a partir de recursos encontrados em suas respectivas zonas. Os druidas celtas, por exemplo, desenvolveram oráculos com árvores sagradas. Enquanto isso, muitas tribos africanas fazem uso de folhas e sementes mágicas de seus territórios. Os russos, com seus ricos bordados, repletos de simbolismos, firmam energias com finalidades mágicas distintas. Penas, pedras, ervas, grãos, conjuros, são variados os recursos que vêm sendo utilizados em práticas de bruxaria.

No Paganismo Piaga, assim como fazem outros povos, os bruxos utilizam recursos naturais facilmente encontrados no bioma regional: pedras, símbolos rupestres, madeiras, sementes, ervas. Além disso, há a energia dos espíritos e divindades locais, que regem diferentes aspectos da vida. A seguir, vejamos alguns tipos de magia piaga.

* Magia das Pedras
Consiste no uso de pedras para "concentrar" ou "assentar" determinadas energias. Pedras são utilizadas para firmar altares, para representar divindades, para direcionar feitiços, bem como para outros usos.

* Magia das Ervas
Consiste no uso de ervas nativas do bioma regional, através de defumações, preparo de poções, benzimentos, pós, confecção de talismãs, etc.

* Magia Divina
Consiste no uso da energia de Deuses, Espíritos e Encantados.

* Magia Simbólica
Consiste na utilização de símbolos ancestrais, como elementos ativadores de determinadas intenções.

* Magia Animal
Consiste na utilização de penas, pelos, ossos e elementos animais com finalidades mágicas. Também engloba a utilização energética do arquétipo dos animais.

* Magia da Palavra
Consiste em encantamentos, orações, conjuros e benzeduras.




Nenhum comentário:

Postar um comentário