segunda-feira, 28 de março de 2016

Virtudes do Caminho Piaga




O Caminho Piaga exige algumas virtudes fundamentais para que o aprendiz consiga seguir uma jornada harmoniosa e com êxito. Algumas dessas virtudes são a entrega, a dedicação, a humildade, a confiança e a gratidão.

ENTREGA significa viver sem medo o caminho que você decide seguir, sem amarras ou dúvidas que lhe impedem de estar 100% presente naquele caminho. Participar de um ritual "por obrigação" ou "com a cabeça cheia" é como estar simplesmente dramatizando, sem sentir o fluxo de energia do momento. Se você decide assumir o compromisso em trilhar o caminho piaga, seja 100% piaga, pois se tentar seguir por caminhos opostos, provavelmente não conseguirá se entregar a nenhum por completo.

A DEDICAÇÃO é o fator que determina onde cada um pode chegar, dentro do caminho piaga. Não adianta olhar para o irmão de aldeia e dizer "tenho mais tempo e ele tem mais privilégios" ou "meu condutor não ensinou isso pra mim". Apesar dos condutores auxiliarem os demais membros, cada um é responsável pelo seu desenvolvimento. Cabe aos condutores mostrarem direções, darem ferramentas para que tenham êxito nas jornadas, mas não podem obrigar nenhum aprendiz a seguir seus conselhos.

A HUMILDADE é fundamental para aprender, pois permite que você reconheça suas limitações e tenha disposição para melhorar sempre. Sem ela, o que se sobressai é a cegueira provocada pelo ego inflado, que atua como elemento potencialmente limitador. Sabendo que, numa Aldeia Piaga, cada um possui seu papel e sua importância, é importantíssimo estabelecer uma relação de humildade e respeito com todos, para manter a harmonia coletiva.

Numa Aldeia Piaga, o condutor ou condutora recebe preparação exatamente para saber o que fazer, como guiar as atividades e liturgias do grupo. Se não há uma relação de CONFIANÇA em relação a quem conduz a Aldeia, não há sentido em continuar seguindo seus passos, pois como se pode seguir alguém em quem não confia? Isso não quer dizer que não se deve dialogar ou procurar compreender as justificativas para as decisões de quem conduz. Isso significa que se deve ter consciência que os condutores sempre buscam o melhor para os membros da aldeia e todas suas decisões levam em consideração os princípios da tradição piaga.

A GRATIDÃO significa saber reconhecer aqueles que lhe auxiliaram ao longo da jornada, tanto os que lhe ensinaram algo como aqueles que lhe permitiram compartilhar sua sabedoria. Gratidão envolve não apenas pessoas, mas também os Deuses, os Guias Espirituais, seus Ancestrais e a própria Natureza. Se você ajuda alguém que lhe retribui com desprezo e ingratidão, provavelmente essa pessoa não terá mais sua ajuda enquanto não mudar o posicionamento em relação a você; essa mesma regra vale para as relações entre os membros de uma aldeia, entre aprendiz e condutores, bem como entre homens e divindades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário