sexta-feira, 4 de abril de 2014

Mandu Ladino, o mártir da resistência indígena


Mandu Ladino é real, existiu, faz parte da historia do Piauí, do Maranhão, do Ceará e do Brasil, pois nesses rincões ele viveu e lutou em uma larga faixa de terra em fins do seculo XVII e início do seculo XVIII, se tornando um grande líder da resistência indígena brasileira.

"Mas quem foi Mandu Ladino?... Nasceu quando esse arani?... Ele foi um índio que Soube seus povos servir, Foi ele, por consistência O líder da Resistência Indígena do Piauí." (Medeiros Braga)



Breve história do Libertador

Mandu Ladino nasceu em São Miguel do Tapuio (Altos-PI), era um índio Arani e ficou órfão de pai e mãe aos 12 anos de idade, e que fora recolhido ao aldeamento cariri do Boqueirão, a 70 léguas de Recife, para estudar e ser cristianizado pelos religiosos da Ordem dos Capuchinhos, logo fora batizado. 

Sem esconder o ódio aos colonizadores que haviam exterminado a sua família e seu povo, seu sentimento se tornaria ainda maior quando presencia os mestres que o educavam queimarem os ídolos, vestimentas e outros objetos de adoração de seu povo, após isso, fugiu do aldeamento e uniu-se a vários indígenas cariris que buscavam o vale do Longá, no Piauí, no meio do caminho foi aprisionado e vendido como escravo para um criador de gado que com o passar do tempo conquista a sua confiança trabalhando muito tempo como escravo-vaqueiro. 

Mandu Ladino desempenhou trabalhos como condutor de boiadas, o que lhe permitiu conhecer várias tribos da região. Em uma de suas viagens de rotina, no ano de 1712, se revolta ao presenciar uma índia sendo brutalmente morta por soldados portugueses. Inconformado com essa cena, ele consegue reunir vários índios, retornando ao local, exterminando toda a guarnição militar. A partir daí inicia-se sua fase de liderança indígena. A chamada Revolta de Mandu Ladino foi um conflito que opôs os indígenas do interior da então capitania do Piauí aos colonizadores portugueses, tendo se estendido de 1712 a 1719.

Na foto, escultura de Mandu Ladino no Centro de Artesanato de Teresina.
Mandu Ladino na versão do artista plástico Marcos Carocas

Mandu Ladino no Culto Piaga

O índio Mandu Ladino é venerado na Corrente da Terra > Linha do Culto Índio, como um espírito ancestral libertador, guerreiro e desbravador. Pode ajudar em ritos de libertação, vitórias em batalhas de todos os tipos, bem como proteção para os filhos da terra. Recebe como oferendas representações de lanças, flechas, frutas da terra, vela verde (natureza) e vermelha (sangue), chifres de boi e leite natural. As ofertas podem ser deixadas na mata, colocadas sobre folhas de carnaúba, cumbucas de sapucaia ou folhas de bananeira.

Selo de Mandu Ladino

2 comentários: